“História da Dança em Portugal” |com António Laginha

O que é esta atividade?

Trata-se de um seminário acerca da História da Dança em Portugal com um dos mais ilustres nomes da dança: António Laginha.

Reconhecemos que, infelizmente, pouco se sabe sobre a nossa arte e sobre o desenvolvimento da mesma em Portugal. Existe um profundo desconhecimento da história da dança em Portugal, dos bailarinos e coreógrafos que dela fizeram parte e fazem parte, pelo que consideramos este seminário de uma importância enorme para o desenvolvimento e cultura geral para qualquer um que deseje seguir a Dança como futuro.

Recentemente António Laginha lançou o livro “A História do Bailado em Portugal”, que será também debatido e apresentado pelo próprio durante o seminário.

O seminário será realizado on-line através da plataforma ZOOM.

Quem é António Laginha?

António Laginha nasceu em Loulé e é Doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Belas Artes/Dança pela Universidade de Nova Iorque e Licenciado em Arquitectura para Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Formou-se em Dança no Conservatório Nacional no Curso Especial de Dança, nos cursos da Fundação Calouste Calouste Gulbenkian e na Juilliard School de Nova Iorque (BFA). Foi bailarino e coreógrafo no Ballet Gulbenkian e na Companhia Nacional de Bailado, e de alguns grupos portugueses e companhias norte-americanas.

Foi membro fundador e o primeiro Mestre de Bailado da Companhia de Dança de Lisboa, docente da Escola Superior de Dança, do Instituto Universitário D. Afonso III e da Academia de Dança de Setúbal, entre outras instituições em Portugal e na Harkness House (Nova Iorque), na Universidade de Curitiba, na Universidade de Minas Gerais (Belo Horizonte) e no Centro Cultural Las Condes (Santiago do Chile). Tem trabalhado em produção, organizou inúmeras exposições e tem feito conferências sobre a temática da dança numa base regular, em Portugal (Faculdade de Arquitectura do Porto, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade Lusófona, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade da Madeira, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Escola de Artes do Funchal, Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Centro de Artes e Espectáculos de Alcobaça e Óbidos e Liceu de Oeiras, entre outros) e ainda no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na Yeditepe Universitesi, em Istambul e na Universidade de Varsóvia. E também em diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba e em Santiago do Chile.

Publicou várias obras, sobretudo na área da História da Dança Portuguesa – as mais recentes são A fabulosa Madame Ruth (biografia de Ruth Asvin), História do Balado em Portugal (edições dos CTT) e O (pequeno) Livro da Dança (Editora Caleidoscópio) – bem como o livro infanto-juvenil, O Segredo de Natália, com o qual foi galardoado com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, em 1998. Em 1998 fundou e, desde então, dirige a Revista da Dança e, em 2001, abriu o Centro de Dança de Oeiras, a cuja direção preside e onde lecciona e dirige o Núcleo de Pesquisa e Documentação de Dança.

Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios dos quais se destaca a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras, em Junho de 2006.


INFORMAÇÕES

13 FEVEREIRO | sábado

  • Horário: 15h00 às 17h00
  • Valor: 15€ (atividade sujeita a um número mínimo de alunos)
  • Inscrições até dia 9 de Fevereiro (3ªfeira)

Direção Artística Rita Galo