As aulas de música Kids da MUSIC SPOT vão até às escolas e possuem um currículo e metodologia próprios, desenvolvidos consoante a idade e ano escolar de cada turma.

Todas as aulas são adaptadas a cada escola, de forma a irmos ao encontro dos seus planos curriculares e especificidades pedagógicas.

São aulas dadas em grupo ou individualmente, respeitando sempre as normas de distanciamento e regras de higiene e seguranças previstas pelas escolas no atual contexto.

PORQUE DEVEM AS CRIANÇAS TER AULAS DE MÚSICA?

Existe uma forte correlação entre a aprendizagem da música e o crescimento intelectual das crianças, nomeadamente no desenvolvimento das suas capacidades de auto-disciplina, paciência, coordenação,  concentração e de memorização.

Na MUSIC SPOT – Academia de Música – acreditamos num ensino de excelência, artístico e com rigor, pelo que temos uma oferta educativa com aulas de música regulares e workshops pedagógicos.

Educação Músical

As aulas de Educação Musical têm como objetivo proporcionar aos alunos a possibilidade de desenvolver competências de formação auditiva e da leitura e escrita musicais que servirão de suporte ao processo de aprendizagem de um instrumento musical ou canto.

Nestas aulas ensina-se a linguagem com que se escrevem e lêem os ritmos e os sons, mas também importantes conhecimentos de harmonia musical, ritmo e melodia.

Música para Bebés

As aulas de Música para bebés, destinam-se a crianças até aos 2 anos de idade.

Através do ensino de melodias, canções e sequências rítmicas, estas aulas ajudam a promover o conhecimento de linguagens musicais diversas e a contribuir para a integração da música no dia-a-dia das crianças, em paralelo com a aquisição das suas primeiras palavras e frases.

A Música é um interesse natural das crianças, pelo que a estimulação do mesmo de uma forma estruturada, ajuda a alargar os seus conhecimentos musicais e contribui para o desenvolvimento de outras competências linguísticas, cognitivas, motoras e sociais.

Piano

Dar a possibilidade às crianças de terem aulas de Piano desde cedo, talvez seja uma das melhores decisões para se tomar ao longo da sua educação!

A verdade é que aprender piano traz muitos benefícios que ajudam o desenvolvimento de muitos aspetos da vida dos alunos. Ao ter aulas de piano desde cedo, as crianças aprendem a ser mais atentas, persistentes, sociáveis, criativas, sensíveis e curiosas.

Ao aprender a tocar este instrumento, as crianças aprendem desde cedo a realizar um equilíbrio entre diversão e dedicação, requerendo por parte das mesmas uma forte motivação e perseverança.

Guitarra

A guitarra é um instrumento mais difícil do que parece, sendo os 6 anos a idade aconselhada para o início da sua aprendizagem.

Existem muitas crianças a querer aprender este instrumento musical, havendo por isso guitarras de tamanhos mais pequenos para permitir às mãos, também elas pequenas, uma melhor adaptação.

Para aprender este instrumento, é importante que as crianças já possuam uma boa coordenação motora, visto que a formação torna-se desconfortável para os dedos até o aluno se acostumar a este instrumento. Assim, aprender a tocar guitarra contribui desde cedo para o desenvolvimento de muitas habilidades psico-motoras e criativas das crianças.

Violino

O violino não é um instrumento fácil de aprender, uma vez que requer muitas horas de prática e muita motivação!

Contudo, a aprendizagem do mesmo desde cedo apresenta muitas vantagens para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Por norma, as crianças que começam a aprender a tocar violino desde cedo têm um melhor desempenho na escola – e posteriormente na sua vida adulta -, visto que acabam por desenvolver elevados níveis de concentração e disciplina de trabalho.

Canto e Coro

Cantar é uma excelente forma para as crianças expressarem ideias, conceitos e sentimentos!

Aliando as palavras às melodias, o canto é uma forma de “fazer música” que envolve além de precisão vocal, noções de ritmo e harmonia. Através da exploração lúdica e divertida dos ritmos e melodias, as crianças aprendem a cantar e a fazer as suas interpretações, dando às palavras, através da sua própria musicalidade.

A solo ou em grupo (coro) a arte de cantar, é uma excelente forma de explorar a musicalidade e expressividade de cada criança.

Guitarra Elétrica

A guitarra elétrica é um instrumento de corda, no qual o som é produzido manualmente pela vibração das cordas e é amplificado eletronicamente. Pela sua potência e possibilidade de alterar eletronicamente algumas caraterísticas do seu timbre, a sua aprendizagem é complexa e requer uma capacidade de coordenação e disciplina bastante grande.

É por isso um instrumento musical excelente para as crianças que são naturalmente criativas, pois além de estimular essa característica já presente, contribuí para o desenvolvimento da sua coordenação, musicalidade, capacidade de concentração e motivação.

Bateria

Os instrumentos de percussão são ótimos para todas as crianças, dado que com eles se estimula uma enorme criatividade de produção de ritmos musicais! Assim sendo, aprender a tocar bateria, requer muito treino e uma rotina de aprendizagem regular.

Aprender a tocar este instrumento musical, além de ser por norma muito divertido, apresenta um vasto número de benefícios para a saúde física e emocional das crianças, visto que pressupõe o desenvolvimento de uma grande capacidade de concentração e mesmo resistência física.

Direção Artística Rita Galo